As operações no Porto de Rio Grande, no Sul do estado, estão suspensas desde a segunda-feira (12) após um acidente entre um barco de pesca e um navio. Ninguém ficou ferido, mas o canal de navegação está interrompido por questões de segurança.
Uma reunião entre a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, a Capitania dos Portos, a Praticagem da Barra, representantes do seguro do navio atingido, a administração portuária e a empresa de salvatagem, traçou um plano de resgate das embarcações.
Nesta terça-feira (13) mergulhadores estiveram no local e constataram que parte dos equipamentos do pesqueiro foram perdidos, entre eles redes. Por isso, o trabalho de resgate foi marcado para quarta-feira (14).
A previsão é que partir das 11h, barcos sejam utilizados para a realização das buscas aos itens perdidos com o uso de garateias, ferramenta semelhante a uma âncora dotada de anzóis nas pontas. Um scanner também será colocado em uso para facilitar o trabalho.
Após os resultados desta ação, a Capitania dos Portos decidirá pela liberação do canal de acesso, a partir do Terminal de Conteineres (Tecon) até o cais do Porto Novo.
Enquanto a liberação do canal não acontece, dezenas de navios estão aguardando para seguir viagem ou para entrar no porto. Esse tempo parado pode representar um prejuízo de milhares de reais, ainda não calculados.
Na segunda-feira (12), um navio carregado estava em frente ao terminal de contêineres do Porto de Rio Grande seguindo viagem em direção ao oceano, quando um barco de pesca que estava próximo acabou batendo na embarcação, que afundou.
Em nota, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 5º Distrito Naval, informou que está trabalhando ativamente para investigar as causas do acidente.
Após a batida, três tripulantes da embarcação pesqueira se jogaram na água ao perceber que o barco iria afundar. Eles foram resgatados pela Praticagem da Barra do Rio Grande e passam bem.
Fonte: G1