O período entre 10 e 16 de junho terá frio intenso e geadas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 23/2021, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com o Irga e a Emater/RS.
Nesta quinta-feira (10), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Metade Norte. Na sexta-feira (11), o ingresso de ar seco afastará a nebulosidade e somente nos setores Norte e Nordeste ainda ocorrerão chuvas fracas e isoladas.
A presença do ar frio provocará declínio da temperatura em todo o Estado. No sábado (12) e domingo (13) a presença do ar seco e frio manterá o tempo firme, com temperaturas próximas a 0°C e formação de geadas na maioria das regiões.
Na segunda-feira (14), o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a ligeira elevação das temperaturas, com maior variação da nebulosidade. Na terça (15) e quarta-feira (16), o deslocamento de uma nova frente fria provocará chuva em todo o Estado.
Os valores esperados deverão oscilar entre 20 e 35mm na Metade Sul, mas deverão ser inferiores a 10mm na Campanha. No restante do Estado, os volumes oscilarão entre 35 e 50mm na maioria das localidades e poderão superar 60mm em áreas isoladas das Missões, Alto Uruguai, Planalto e Serra do Nordeste.
Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul