O Gabinete de Crise do governo do Estado decidiu, ontem terça-feira, desobrigar o uso de máscaras em ambientes ao ar livre no Rio Grande do Sul. A permissão só valerá a partir desta quarta-feira (16). O decreto detalhando as regras será publicado ainda hoje. Em espaços fechados, o acessório deve seguir obrigatório.
O governo segue uma recomendação do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia do Covid-19. Em reunião na segunda-feira (14), os especialistas presentes no encontro, a maioria da área da saúde, deram aval para que as pessoas fiquem sem o acessório quando estiverem ao ar livre em todo o Rio Grande do Sul. Mas recomendaram que não deixem de usá-lo em espaços fechados.
No Estado, 75,8% da população está imunizada com as duas doses e 34,7% já tomou inclusive o reforço contra a covid-19.
Na semana passada, em viagem aos Estados Unidos, o governador Eduardo Leite informou que havia pedido aos integrantes do Comitê Científico que avaliassem a possibilidade de desobrigar o uso de máscaras. Ele disse que a população estava cansada do acessório.
Logo após a declaração de Leite, a prefeitura de Porto Alegre abriu um debate com especialistas em saúde para avaliar a desobrigação a despeito de qualquer decisão do governo. O prefeito Sebastião Melo se adiantou e publicou, um dia após o encontro, na sexta-feira (11), um decreto permitindo que as pessoas fiquem sem máscaras em ambientes ao ar livre da Capital.
Melo também informou que haverá uma nova reunião na próxima sexta-feira (18) para discutir a flexibilização do acessório nos espaços fechados.