A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul vai retomar mobilizações, visto a falta de resposta especialmente do governo federal quanto às reivindicações para minimizar os impactos causados pela seca na produção rural.
O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse para a RPI que na quinta-feira da próxima semana, dia 31, a entidade vai promover manifestação, o dia todo, em Porto Alegre, com passagem por órgãos governamentais e no Executivo estadual.
Frisou que em relação ao Estado é aguardado, por exemplo, anúncio de bolsa estiagem e linha de crédito. Referente ao governo federal, as questões são mais intensas, pois até agora não houve nada de concreto de ajuda para os agricultores.
Durante a Expodireto, que aconteceu entre os dias 7 e 11 deste mês, em Não Me Toque, o governo Federal anunciou a liberação de cerca de 2 bilhões e 800 milhões de reais para destravar o crédito rural. São recursos para rebate de parcelas do Pronaf, seguro agrícola e prorrogação de custeios e investimentos, porém ainda falta oficialização por parte da União.
Fonte: Radio Progresso de Ijuí