Nos próximos dias ocorrerão precipitações expressivas de chuva no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Agrometeorológico nº 12/2022, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) em parceria com a Emater-Ascar e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA).
No sábado (26/3), a presença de um ciclone extratropical manterá a grande variação de nuvens e rajadas de vento, com possibilidade de chuvas isoladas, especialmente na zona Sul e na faixa Leste. No domingo (27/3), o ingresso de uma massa de ar seco e frio afastará a nebulosidade e provocará ligeiro declínio da temperatura.
Na segunda-feira (28/3), o ingresso de ar quente e úmido vai provocar a elevação das temperaturas e maior variação de nuvens. Entre a terça-feira (29/3) e quarta-feira (30/3), a propagação de uma nova frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados e altos volumes acumulados, principalmente na metade Norte.
Os valores esperados de chuva deverão oscilar entre 20 e 50 milímetros (mm) na zona Sul e na Campanha. No restante do Estado, os volumes previstos deverão variar entre 60 e 90 mm e poderão exceder 120 milímetros em localidades das Missões e do Planalto.
clic portela