O município de Mondaí tem enfrentado grandes problemas com a dengue. Conforme boletim divulgado na manhã de hoje (29) pela Secretaria de Saúde, já foram confirmados até o momento desde o início do ano, 110 casos de dengue. Além disso o número de casos suspeitos continua amentando, sendo de 283 no momento.
Desta segunda-feira para hoje, foram 35 novos casos de dengue confirmados. A tendência é de novas confirmações nos próximos dias, tendo em vista o número elevado de casos suspeitos.
Mondaí está vivendo um período inédito com relação a dengue. Nunca o município havia diagnosticado tantos casos da doença, a qual tem afetado intensamente quase toda a região.
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa.
Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.
Por os cuidados para combater o mosquito transmissor da doença são muito importantes, e dependem de toda a população.
A orientação no momento é fazer o uso de repelentes, e revisar locais onde possa ter água acumulada e sem proteção, seja em pequenas ou grandes quantidades, e que possa servir de proliferação para o mosquito aedes aegypti, que além da dengue transmite também outras doenças.
Fonte: Rádio Porto Feliz