O município de São Miguel do Oeste registrou em apenas três dias, 30 novos casos positivos de dengue. Dessa forma, o número de casos confirmados em 2022 saltou de 82 para 112, sendo desse total, 110 apenas no mês de março.
Considerando a população estimada de São Miguel do Oeste pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município vai entrar para o status de epidêmico quando alcançar a marca de 120 casos.
A estimativa é que isso aconteça a qualquer momento, pois 225 pessoas estão aguardando o resultado dos exames. As amostras são enviadas ao Laboratório Central e levam em média sete dias para serem analisadas.
O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Marcos Bortolanza, ressaltou que a população precisa reforçar os cuidados, usando repelentes e eliminando recipientes que contenham água parada, visto esses locais se transformarem em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O setor de combate a endemias reforçou que colocou um número de WhatsApp à disposição da população, para denunciar possíveis criadouros e o depósito de lixo em locais inadequados. O número é o (49) 9 9185-5863.
O centro continua sendo o maior responsável pelo número de casos. Ao todo, já são 47 confirmações. Logo após aparece o bairro Salete com 20 casos e o Agostini e São Jorge com nove casos cada. Os demais contém entre um e oito casos cada.