O golpe do falso filho pedindo ajuda pelo whatsapp é um dos mais frequentes utilizados pelos golpistas brasileiros na atualidade.
Nessa segunda-feira (25/04) uma tentativa ocorreu em Crissiumal, onde em um falso pedido de ajuda financeira, de filha pra mãe, pediram que uma mulher depositasse cerca de R$ 800,00 e ela apressada e cansada do trabalho acabou caindo no golpe.
Ela esteve na redação do Guia Crissiumal durante o dia relatando o caso e destacou que foi à Delegacia de Polícia para realizar o Boletim de Ocorrência.
Mais uma vez destacamos a necessidade de cuidado com pedidos recebidos e informações respondidas ao telefone.
DICA: Nesses casos, o primeiro passo é tentar entrar em contato com a pessoa que está solicitando a transferência de valores através de um número que você já conhece ou solicitar uma mensagem de voz. Confirmando a tentativa de golpe, você deverá denunciar o contato suspeito no próprio WhatsApp. Em seguida, é preciso dar seguimento na denúncia, através do e-mail do aplicativo (support@whatsapp.com), informando o ocorrido. Além disso, a vítima deve comunicar a situação para o maior número de conhecidos que puder, para que eles não sejam vítimas. A vítima de crimes cibernéticos deve registrar um boletim de ocorrência.
Fonte: Guia Crissiumal