Foi deflagrada na quinta-feira, 05, uma força-tarefa integrada para prevenir e combater a exploração sexual de crianças e jovens no Estado.
Em Santo Augusto, o delegado Bruno Chaves, informou que a Polícia Civil juntamente com a Brigada Militar e Polícia Rodoviária realizou uma operação de fiscalização em estabelecimentos, oportunidade em que foram visitadas quatro casas noturnas, para averiguar a participação de menores nestes espaços. Ainda segundo o delegado, não foi detectado nada de irregular. O Conselho Tutelar também participou da ação.
As atividades integraram à Operação Parador 27, coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) para fomentar em todos os Estados a realização de ações em alusão ao Maio Amarelo, mês dedicado ao alerta da sociedade sobre o combate à exploração sexual infanto-juvenil.
Conforme dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, o número de ocorrências de abusos contra vítimas de 0 a 17 anos no RS, considerando os registros de exploração sexual infanto-juvenil, estupro e estupro de vulnerável, subiu 2% em 2021, na comparação com o ano anterior, de 3.249 casos para 3.305.
A alta reforça a necessidade de ações para coibir este tipo de crime, bem como para resgatar vítimas que possam estar sofrendo abusos, além da conscientização dos gaúchos para denunciar às autoridades qualquer suspeita de exploração a crianças e jovens.
A SSP mantém o Disque Denúncia 181 e o Denúncia Digital no site da pasta. Em ambos os casos, o anonimato é garantido.