O primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox) em Santa Catarina foi confirmado e está em investigação pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica).
O comunicado foi divulgado na tarde de segunda-feira (30).
A suspeita é no município de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste.
Conforme a DIVE/SC, o caso suspeito é de uma mulher de 27 anos, que mora em Dionísio Cerqueira, com registro de internação hospitalar.
A paciente iniciou os sintomas em 24 de maio, com o aparecimento de erupções cutâneas agudas do tipo papulovesicular em diferentes regiões do corpo, que foram acompanhadas de disfagia, mialgia, astenia, febre e linfonodomegalia.
Atualmente, aguarda resultados de exames laboratoriais para outras doenças e segue em monitoramento pela vigilância municipal.
A investigação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN/SC) com apoio do Ministério da Saúde.
Até o momento, não há confirmação de nenhum caso no estado.
O Ministério da Saúde já havia informado, nesta segunda-feira, que acompanha a investigação de dois casos suspeitos de varíola dos macacos no país.
Um dos casos está em Santa Catarina e o outro, no Ceará.
Fonte: ND+