O proprietário de uma lavagem de automóveis localizada na rua Alfredo Steglich, no bairro Ferroviário, em Ijuí, registrou um boletim de ocorrência por extorsão, cometido por pessoas que se diziam integrar uma facção criminosa com atuação na cidade.
Conforme o relato da vítima, na tarde desta terça-feira, 31 de maio, uma mulher chegou ao estabelecimento se dizendo integrar a facção e cobrando o pagamento de um valor para o grupo criminoso. Ela tentou realizar uma videochamada, porém, não teve êxito.
Logo após, a mesma mulher retornou acompanhada de dois homens, que fizeram a chamada em vídeo, onde outros de três a quatro indivíduos cobraram do proprietário do local o valor de R$ 5 mil, sendo que o depósito deveria ser feito até o fim da tarde.
A partir disso, o homem chamou as autoridades policiais. Em diligências, a Polícia Civil localizou os dois homens em um bar próximo da lavagem.
Ao serem abordados, os indivíduos confessaram estarem extorquindo comerciantes da cidade a mando de um presidiário integrante da facção. Eles passaram informações aos policiais, que ao indagarem para a vítima, reconheceu um dos homens que participaram da videochamada como um detento do sistema prisional.
No bar onde a dupla criminosa foi localizada, o proprietário informou que eles estavam oferecendo cigarros contrabandeados para serem comercializados no estabelecimento, também a mando da facção criminosa. Ante aos fatos, a dupla foi presa, encaminhada à UPA e posteriormente à Delegacia de Polícia. O envolvimento do preso, também será investigado.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí