Na terça-feira, dia 31 de maio, agentes da DP de Ijuí (titular Exmo. Del. Pol. Maurício Posselt) prenderam em flagrante delito, no Bairro Ferroviário, em Ijuí, uma dupla de homens que tentaram extorquir um indivíduo em seu estabelecimento nos seguintes termos: deram prazo até às 17h para ele pagar 5 mil reais sob pena de ser morto e ter o local incendiado.
Ambos presos eram de Ijuí, um com 22 anos de idade e antecedentes criminais por tráfico de drogas, porte de arma e posse de drogas e o de 20 anos ostentava ficha penal por tráfico de drogas, associação para o tráfico de entorpecentes, organização criminosa, lesão corporal e ameaça.
Se apurou que estes 2 presos em “flagrans delictum” foram juntamente com os comparsas em 3 outros estabelecimentos com o mesmo “modus operandi”: uma mulher e alguns homens levavam um aparelho de telefone celular e o líder/mandante dentro da casa prisional de Montenegro fazia as ameaças em vídeo-chamada, aterrorizando as vítimas.
Detalhe: estas outras vítimas por medo não quiseram registrar BO e uma alegou que não foi ameaçada.
No dia 31 maio a Autoridade Policial de sobreaviso era o Exmo. Del. Pol. Titular da DRACO, Gustavo Arais, que lavrou o auto de prisão em flagrante em desfavor da dupla e por logo perceber a existência de uma organização criminosa por trás dos fatos em vez de remeter os autos para a DP (que tem atribuição para investigar extorsão) remeteu para a DRACO investigar a organização criminosa e por conexão estas extorsões do presente caso.
Após variadíssimas diligências investigatórias realizadas em conjunto entre os agentes da DRACO e da DP de Ijuí (alguns investigados também o são na DP por outros crimes) se comprovou, fartamente, que o mandante das extorsões é um apenado de Porto Alegre, com 33 anos de idade, recolhido na Penitenciária Modulada de Montenegro, ostentando de passado criminal 2 homicídios qualificados, 3 tráficos de drogas, 2 associação para o tráfico de entorpecentes, 2 posse de drogas, extorsão, furto qualificado e 3 roubos majorados.
Ainda, ele em Ijuí ostenta a vice-liderança da facção investigada na DRACO e recebeu o decreto de prisão preventiva hoje na casa prisional onde se encontra recolhido.
Ainda hoje, equipes das duas DP citadas de Ijuí (DRACO e DP) prenderam preventivamente uma mulher de 18 anos, natural de Ijuí em Santo Ângelo (sem antecedentes criminais), ação que contou com o apoio inestimável da DP de Santo Ângelo, para quem mandamos os agradecimentos públicos ao Delegado e equipe de agentes.
E outra equipe prendeu um homem de Ijuí, em Ijuí, com 22 anos de idade e 2 posses de drogas de passado criminal.
As prisões foram para garantia da ordem pública, assegurar a aplicação da lei penal e por conveniência da instrução criminal.
Ao fim e ao cabo será ulteriormente, ao fim do procedimento policial (o segundo) representado pela transferência do mandante para a PASC.
Neste exato momento os presos estão sendo encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí