O Rio Grande do Sul começa a semana ainda sob influência de uma massa de ar seco de origem polar que continuará impedindo a ocorrência de chuvas nesta segunda-feira (20). Porém, à noite, em algumas regiões, e de forma geral a partir de terça (21), dia em que inicia o inverno (a partir das 6h14min – horário de Brasília), aumentam as instabilidades em todo o Estado.
Segundo a Climatempo, nesta segunda há chance de geada em algumas cidades do Sul gaúcho e nas regiões da Campanha e na Serra. E mesmo com o dia ensolarado, as temperaturas permanecerão baixas. Em Porto Alegre, por exemplo, a mínima prevista é de 6°C e máxima não deverá passar dos 19°C. Em Pelotas, no Sul, a mínima será de 3°C, com geada pela manhã, e a máxima chega a 17°C. Na noite de segunda, porém, deverá chover, de forma isolada à noite, em áreas do Oeste e Noroeste. No Litoral, há previsão de rajadas de vento.
Na terça-feira (21), a circulação de ventos (cavado) e uma frente fria em alto-mar favorecerão o aumento das instabilidades no Rio Grande do Sul. O predomínio será de céu nublado no decorrer do dia, mas há previsão de períodos com chuva e até risco de temporais, com raios.
O tempo seguirá chuvoso e fechado no Estado na próxima quarta-feira (22). A temperatura permanecerá baixa em todas as regiões, com mínimas a partir de 12°C e máximas de até 20°C. Há chances de grandes volumes acumulados de chuva.
Conforme a Climatempo, a tendência é de chuva até o próximo final de semana, quando uma outra massa de ar polar derrubará novamente as temperaturas no Estado e favorecerá novos episódios de geada em terras gaúchas.
Fonte: GZH