A virada no tempo registrada no Rio Grande do Sul entre segunda (11) e esta terça-feira (12) causou temporal e estragos devido às rajadas de vento fortes e à chuva em diferentes pontos do estado. As mais atingidas foram as regiões Sul e da Campanha. Segundo as concessionárias de energia que abastecem o estado, 70 mil clientes estavam sem luz na manhã desta terça por causa disso.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 43,2 milímetros nas últimas 24 horas em Pelotas, na Zona Sul. Na cidade, houve queda de árvores e casas ficaram destelhadas.
O Climatempo divulgou que a quantidade de chuva prevista para julho era de 112,7 milímetros na cidade, ou seja, choveu em um dia quase metade do que era esperado para todo o mês.
Em relação ao vento forte, Capão do Leão registrou rajadas que chegaram a quase 100 km/h. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a rajada mais forte foi de 98,3 km/h.
Rajadas de vento mais fortes, segundo o Inmet:
De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), 46 mil clientes estavam sem luz na manhã desta terça, a maioria nas cidades de Pelotas e Rio Grande, no Sul do estado. A concessionária de energia elétrica registrou ventos de 90 km/h e chuva de granizo.
A CEEE tem os seguintes canais para atendimento:
Já na área da Rio Grande Energia (RGE), são 24 mil clientes que enfrentam problemas com o abastecimento de energia elétrica. A maior parte deles reside nas regiões Central, Serra e Pampa. Os problemas foram causados principalmente pelos ventos fortes.