Vários dias seguidos de instabilidade devem trazer altos volumes de chuva para parte do Sul do Brasil, segundo a MetSul Meteorologia. Os maiores acumulados de precipitação serão registrados até o fim da semana no Rio Grande do Sul, sob a influência de uma frente quente entre hoje e esta sexta.
Muitos municípios gaúchos terão ao menos 50 mm de acumulado de precipitação até o domingo, com marcas perto ou acima de 100 mm em diferentes locais, chovendo quase a média do mês inteiro de julho.
Além disso, há chance de temporais isolados em algumas regiões. O risco maior é o de queda de granizo, condição que é agravada no território gaúcho e no Uruguai nesta sexta pelo avanço de ar mais quente de Norte, conforme a MetSul. No avanço da frente fria, também podem ocorrer temporais localizados, com rajadas de vento forte.
Na sexta-feira, a frente quente provoca chuva para todas as áreas, com períodos de melhora, aberturas de sol e abafamento em parte do território gaúcho, principalmente na metade Norte. Oeste, Centro e especialmente o Sul gaúcho serão as áreas com maior probabilidade de chuva e temporais isolados, e cresce o risco de granizo.
No sábado, todo o Rio Grande do Sul deve ter tempo instável, com chuva moderada ou forte em diferentes pontos e ainda com possibilidade de temporais localizados, dessa vez com maior risco de vento forte isolado (vendavais).
Já o domingo começa com muitas nuvens e chance ainda de chuva e garoa nas metades Norte e Leste, enquanto o Oeste vai ter tempo firme e seco desde cedo. No decorrer do dia, com o avanço de uma massa de ar seco e frio, o tempo abre na maior parte do território gaúcho com sol e nuvens. A temperatura vai ter queda acentuada e o dia começa e termina frio.
FONTE: MetSul Meteorologia