O ex-prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, foi confirmado como candidato a deputado federal na noite de segunda-feira (01/08), durante convenção do PSD-RS, em Porto Alegre. Ao comentar a candidatura, Luciano lembrou que Passo Fundo está há muitos anos sem um representante na Câmara dos Deputados, o que dificulta a busca por recursos federais que podem se transformar em avanços para a cidade e a região.
Prefeito de Passo Fundo por dois mandatos, Luciano recebeu, ao ser reeleito (em 2016), a maior votação de um prefeito na história da cidade. Ele liderou as gestões mais premiadas que Passo Fundo já teve, ganhando destaque em distinções como o Prêmio Prefeito Empreendedor/Sebrae e o Prêmio Gestor Público. Como deputado estadual em dois mandatos, foi autor do projeto que acabava com a pensão vitalícia para os ex-governadores e teve como uma de suas principais bandeiras o combate aos privilégios.Os dois mandatos de Luciano como prefeito de Passo Fundo tiveram como marca uma gestão focada em resultados, preocupada com a qualidade dos serviços prestados à população e que trabalhou com metas, prazos e com um secretariado técnico.
Durante seu período como prefeito, Luciano implementou o maior programa de revitalização de espaços públicos da cidade, incluindo obras como o novo Parque da Gare e o Parque Linear do Sétimo Céu. Também garantiu o asfaltamento de mais de 1.500 quadras de asfalto, a construção de novas unidades de saúde e escolas e a implementação de programas em diferentes áreas, como o Uniforme Escolar e o Farmácia Mais Perto, que levou os medicamentos aos bairros.