A terça-feira (9) será de instabilidade em todo o território gaúcho. Há previsão de céu nublado, com chuva frequente e altos volumes acumulados (confira na lista abaixo). Em Morrinhos do Sul, no Litoral Norte, a estimativa é de que chova 72 mm, o que representa quase 50% da quantidade de precipitação esperada para o mês no município. Na Capital, chove a qualquer hora do dia, e os termômetros variam entre 13°C e 17°C.
De acordo com a Climatempo, há risco de temporais nas regiões Sul, Leste e Nordeste. Moradores que residem na Serra, no Nordeste e no Litoral Norte precisam ficar atentos para a possibilidade de alagamentos, queda de árvores, ventanias e ressaca no mar. No norte e oeste gaúcho, o sol aparece com períodos de céu nublado e pancadas de forte intensidade.
Toda essa chuva no RS se explica pela presença de um ciclone e de uma frente fria. Por causa da atual condição climática, as temperaturas não irão subir muito nesta terça-feira. A mínima do dia, 5°C, ocorre em Coronel Pilar, na Serra. A máxima, 20°C, em Vicente Dutra, no Norte.
Na quarta-feira (10), a previsão é de chuva volumosa na Serra e no Litoral Norte. Nas demais áreas, a instabilidade começa a perder força e o tempo fica firme entre a tarde e a noite. O frio deve continuar atuando no território gaúcho, devido a uma massa de ar frio e seco de origem polar, mantendo as temperaturas mais baixas no decorrer do dia.
Na quinta (11) e na sexta-feira (12) já não chove, mas o destaque será o frio. Há condições para geada no noroeste do Estado durante a madrugada de quinta. Na sexta-feira, pode haver geada na Campanha, no Norte e na Serra.
Na Região Noroeste a terça-feira será marcada por tempo nublado, com chuva a qualquer hora do dia. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 9°C a 11°C.
Fonte: GZH