O tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul a partir da tarde desta quarta-feira (10). Apesar de ainda existir risco de temporais na Serra e no Litoral Norte, onde as rajadas de vento podem variar entre 80 e 100 km/h, em outras regiões, o sol começa a aparecer. No Norte, incluindo Tramandaí e Porto Alegre, há previsão de chuva pela manhã.
A influência de um ciclone extratropical e de uma frente fria, deixa as temperaturas mais baixas em todo Estado. Regiões da Fronteira Oeste, como Uruguaiana, têm risco de geada ao amanhecer. O frio, então, terá predomínio em todo território gaúcho. A mínima do dia está prevista para São José dos Ausentes, na Serra, com apenas 2°C. A máxima, 19°C, ocorre em Quevedos e Pinhal Grande, ambas na Região Central, e em Camaquã, no Sul. Na Capital, os termômetros ficam entre 12°C e 15°C.
Na quinta-feira (11) a chuva começa a perder força em todo território gaúcho – há possibilidade de nevoeiro na Região Central, no Norte, em Rio Grande e em Porto Alegre. Há risco de geada no Norte, em municípios como Passo Fundo e Bom Jesus. O sol aparece entre nuvens com períodos de céu nublado. Já na sexta-feira (12), o tempo fica firme, com sol entre nuvens – mas o frio continuará tendo predomínio em todo Estado. Em uma área menor da Serra, ainda terá risco de geada.
Na Região Noroeste a quarta-feira será de tempo instável, com chuva a qualquer hora do dia, intercalada com períodos de sol. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 8°C a 12°C.
Fonte: GZH