Na manhã dessa quarta-feira, 10, em investigação instaurada pela 2ª e 4ª Promotorias de Justiça de São Miguel do Oeste, o núcleo regional do GAECO em São Miguel do Oeste deflagrou a operação "Alça de Mira", que visa coibir a prática de crimes de venda ilegal de armas e munições.
Foram cumpridos 40 mandados busca e apreensão nas Comarcas de São Miguel do Oeste, Maravilha, Descanso e Mondaí. Também foram deferidas medidas cautelares suspensão de atividade econômica de empresas utilizadas para a prática dos fatos.
Durante a operação, que envolveu 178 integrantes do GAECO e 63 viaturas, 10 pessoas foram presas em flagrante e um termo circunstanciado foi registrado. Além disso, houve a apreensão de: 15 armas, 3.167 munições, 72 cartuchos, 4,9 mil projéteis, 5 mil gramas de pólvora, mil espoletas, 32 documentos, quatro computadores, 22 celulares e R$ 7,4 mil.
Participam da operação integrantes dos núcleos do GAECOS da Capital, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville, Lages, Centro de Apoio Operacional Técnico - CAT, Polícia Científica, bem como o Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.
Portal Peperi