No início da manhã deste sábado, dia 15, dois elementos armados chegaram em uma propriedade rural por volta das 6 horas, localizada na Linha Guarani, interior do município de Campinas do Sul, onde anunciaram um assalto, o proprietário na tentativa de reagir, acabou sendo baleado com pelo menos dois tiros, ele foi encaminhado ao hospital mas não resistiu vindo a óbito. Após balearem o agricultor os dois criminosos fugiram.
A Brigada Militar de pose das informações e, em uma ação rápida, prendeu em poucas horas após o fato, os dois assaltantes.
O agricultor morto pelos criminosos foi identificado como Gilberto Manica, ele deixa a esposa e filhas.
Por falta de médicos legistas, corpo de campinense morto em assalto precisou ser levado a Soledade para necropsia
O corpo do Campinense Gilberto Manica, 60 anos, morto durante uma tentativa de assalto no interior de Campinas do Sul na manhã deste sábado, 15, precisou ser levado para a cidade de Soledade, onde passará por necropsia.
O deslocamento para a cidade que fica a mais de 200 quilômetros foi necessário porque faltam médicos legistas na região. O fato aumenta ainda mais o sofrimento da família e amigos.
O corpo de Gilberto Manica foi liberado por volta do meio dia e deve retornar para Campinas do Sul a noite.
A reportagem do Portal Canal Dois conversou com a Assessoria do Instituto Geral de Perícias que confirmou que o rodízio do plantão no Instituto Médico Legal nos finais de semana não é recente e decorre da falta de médicos na região.
Os plantões do IML nos finais de semana acontecem alternadamente em Erechim, Passo Fundo, Carazinho e Soledade.
O que diz o IGP
A Assesoria do IGP informou também que existe um curso de formação em andamento, com previsão de formatura em dezembro. Conforme edital do concurso de 2017, o preenchimento das vagas depende da nota obtida pelo servidor, que escolhe a regional onde pretende se estabelecer.
Ainda segundo o IGP a intenção é preencher as vagas faltantes, inclusive na área da 4 Coordenadoria Regional de Perícias que abrange a região de Erechim.
O velório
Conforme informação divulgada pela Rádio Campinas o velório de Gilberto Manica será realizado na capela mortuária da cidade com celebração de corpo presente no domingo, 16, às 10h30min, rumando logo após para o cemitério municipal onde será sepultado.