O município de São João do Oeste interrompeu o tratamento de água nesta sexta-feira, 21, devido a contaminação do Rio Fortaleza por com dejetos suínos.
Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Rech, o problema é recorrente e mais grave nesta época do ano. Por orientação do Departamento do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, a SAMAE interrompeu a captação e tratamento de água, nas duas estações da cidade, até que seja possível retornar com o funcionamento normal. Rech lamenta que apesar das constantes chuvas, os consumidores podem ficar sem água potável do sistema púbico municipal.
Segundo Rogério Rech, será preciso fazer várias campanhas de conscientização e o município estuda a realização de um evento para aprofundar a discussão deste problema. A mobilização deve incluir poder executivo, legislativo, associação de produtores, lideranças comunitárias. O Secretário aponta ainda importância de envolver autoridades ambientais, entidades licenciadoras, inclusive empresas integradoras.
Portal Peperi