A primeira semana de novembro terá cara de inverno em todas as regiões do Rio Grande do Sul, conforme prevê a Climatempo. Devido a frente fria e a massa de ar polar que chegam ao Estado ainda no domingo, trazendo chuva e leve queda nas temperaturas, os termômetros vão baixar de vez e poderão marcar mínimas negativas nos próximos dias.
Na segunda-feira (31), o ar polar deve avançar pelo Rio Grande do Sul e derrubar ainda mais as temperaturas — sobretudo na Campanha, onde os termômetros tendem a ser os mais baixos. Nesta região, a chuva forte pode dar uma trégua, mas ainda haverá chance de garoa.
Nas demais áreas do Estado, principalmente no Norte, a chuva ainda vai marcar presença com intensidade. Podem ocorrer temporais, acumulados altos, descargas elétricas e rajadas de vento com velocidade acima de 70 quilômetros por hora. Na Capital, o último dia de outubro também terá chuva expressiva. A temperatura deve ficar entre 11°C e 18°C.
O frio de renguear cusco virá na terça-feira (1°), primeiro dia de um novembro atípico no Estado. Com a massa de ar polar se expandindo, presença de umidade e uma ajudinha do La Ninã, fenômeno que causa o resfriamento das águas do oceano e já é velho conhecido dos gaúchos, o Rio Grande do Sul terá condições até mesmo para neve.
O fenômeno, se ocorrer, tem mais chances de ser visto nas cidades de Bom Jesus e Vacaria, nos chamados Campos de Cima da Serra. Também pode nevar nas cidades catarinenses de Urupema, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra — caso haja todas as condições necessárias.
O que é certo é que os gaúchos precisarão tirar os casacões do armário mais cedo do que se imaginava, pois, na terça, os termômetros poderão registrar temperaturas negativas. Em São José dos Ausentes, a mínima pode ser de -1°C, e a máxima não passa dos 9°C. Caçapava do Sul deve marcar 0°C, enquanto Cambará do Sul, Pedras Altas, Pejuçara e Três Passos poderão registrar 1°C de temperatura. Na Capital, a mínima será de 7°C e a máxima de 16°C.
Na quarta (2), o frio permanece no Estado, mas com menos intensidade em relação ao dia anterior. A mínima na Capital será de 9°C e a máxima, de 21°C.
O restante da semana deve seguir esta tendência, ainda sem retorno das altas temperaturas. Conforme a Climatempo, novembro começará a ter cara de novembro na segunda semana, quando as temperaturas voltam a ficar elevadas. Entretanto, o mês ainda registrará outras frentes frias ao longo de seus 30 dias, mas nenhuma delas deve ser tão intensa como a desta primeira semana.
Fonte: GZH