O Partido Liberal, PL, de Tenente Portela anunciou nesta segunda-feira, 31, que estava rompendo a aliança com o PSDB e deixando o Governo Municipal onde ocupava a titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Secretaria Adjunta da Saúde.
Entre os motivos apontados apontado para o desembarque do Governo, o partido justificou através de nota, uma possível aproximação do Prefeito Rosemar Sala com o PT. A nota cita o fato do prefeito ter aparecido em vídeos comemorando junto com eleitores do PT, a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições do último domingo.
Em entrevista na Rádio Província, Elisangela Lutz, presidente do PL, disse que o desembarque está de acordo com a postura e as crenças do partido e que todos os cargos ocupados pela sigla já foram entregues ou estão à disposição. Ela disse também que a decisão se baseia num possível embarque do PT na atual administração.
Ainda na entrevista, Elisangela disse que o PL sempre entregou muito nas pastas em que ocupou e que o partido esperava que a secretária adjunta da saúde, Indaiara Larissa Wisniewski Raber, fosse promovida para a chefia da pasta após a saída de Magna Sinhori Maron. Segundo a presidente do PL, essa “promoção”, seria um processo natural em virtude do trabalho que é desenvolvido pela adjunta.
Ao final a líder partidária disse que a saída se dá muito mais por posicionamento político e coerência com as diretrizes do partido, que não convergem com uma possível aproximação com o PT, do que por questões de cargos.
Já o prefeito Rosemar Sala, em entrevista nesta manhã, disse que lamentava a saída do partido de sua base e reconheceu que a sigla sempre prestou um grande trabalho nos cargos que ocupou. O líder do PSDB disse que foi pego de surpresa e que tentou demover o PL da ideia, mas que não teve sucesso. Ele disse que respeita a decisão da sigla.
Questionado sobre a sua ida até a comemoração da vitória do ex-presidente Lula, Sala, disse que foi convidado e por ter uma boa relação com integrantes do PT e para agradecer o apoio que o partido deu a candidatura de Eduardo Leite para o Governo do Estado. Segundo ele a sua presença foi para cumprir um papel institucional.
Sala também disse que deverá anunciar a nova secretária de saúde nas próximas horas, e afirmou que esse nome não tem relação com o PT e que não há negociações com o partido para um embarque no seu Governo.
Sobre a pasta de Desenvolvimento Econômico, Sala disse que deverá demorar mais para encontrar um substituto já que ele busca uma pessoa com um perfil específico. Na mesma entrevista afirmou que também deverá anunciar em breve um novo nome para o Desenvolvimento Rural, que está sem titular.
Já o vereador Eduardo Ferrari, PT, disse que não há conversas sobre um embarque na atual administração. Sobre a saída do PL, ele disse entender como um processo natural da politica local e afirmou que a decisão “evidencia a intransigência quanto à posição política de alguns atores políticos do município.”
Fonte: Jornal Província