Apontado na investigação criminal da Polícia Civil como o suposto autor dos disparos que vitimou o secretário municipal de saúde de Bom Progresso Jarbas Heinle, seria integrante de uma facção com atuação na Região Metropolita e atualmente encontra-se foragido.
Trata-se de Matheus Gabriel Müller, condenado por assalto à mão armada, ele cumpria pena na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, quando, em fevereiro, foi solto sob a condição de apresentar-se trimestralmente no local. Em agosto, ele realizou sua última apresentação e, em setembro, viajou para Bom Progresso para o cometimento do crime, permanecendo foragido desde então.
Informações sobre o foragido devem ser enviadas ao WhatsApp da Polícia Civil (51) 98444 0606 ou à delegacia de Três Passos, em (55) 3522 1211.
Quem é o foragido
Natural de Alvorada, na Região Metropolitana, Matheus Gabriel Muller Merel nasceu no dia 25 de janeiro de 2000. Ele também é conhecido pelas alcunhas ‘Orelha’ e ‘Guimê’.
Aproximadamente um mês após completar 18 anos, Matheus adentrou no sistema penitenciário pela primeira vez, por conta de assaltos à mão armada praticados em lotações, em Porto Alegre. Pelos delitos, ele foi condenado a pouco mais de seis anos de prisão em regime semiaberto.
Entre idas e vindas no ambiente prisional, o suspeito acumulou passagens por roubo, porte ilegal de armas e tráfico. Ele retornou ao regime fechado em fevereiro de 2020, após repetidas infrações ao sistema de monitoramento via tornozeleira eletrônica. Em 30 de novembro daquele ano, houve nova progressão ao semiaberto.
No dia 24 de fevereiro de 2021, Matheus foi preso novamente por assalto, dessa vez a um estabelecimento comercial. Contudo, em 15 de fevereiro deste ano, o preso obteve mais uma progressão ao regime aberto e o livramento condicional, sem tornozeleira eletrônica, devido à falta do equipamento em delegacias da Região Metropolitana.
Foragido desde o assassinato do ex-secretário de Bom Progresso, ocorrido em setembro, Matheus deveria ter se apresentado novamente na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, em novembro.
FONTE: Com informações de Marcel Horowitz / Rádio Guaíba