Nesta terça-feira (24), a chegada de uma massa de ar seco faz com que o tempo fique firme em todo o Rio Grande do Sul. Por conta disso, as temperaturas seguem altas em todo o RS. Na Fronteira Oeste, a umidade relativa do ar deve ficar em níveis críticos, abaixo de 12% – o recomendado é, no mínimo, 40%. Já na Campanha e na Região Central, os indicadores ficam abaixo de 30%.
Em São José dos Ausentes, na Serra, é esperada a temperatura mínima para o Estado: 12°C, a máxima pode chegar a 39°C, em pelo menos oito municípios gaúchos (confira a lista abaixo). Em Porto Alegre, o dia será de sol e calor, com variação térmica entre 20°C e 35°C.
Na quarta-feira (25), o tempo fica firme na maior parte do território gaúcho. Porém, na Fronteira Oeste, na Região Central, no Noroeste e no Norte, há previsão de chuva a partir da tarde. A temperatura mínima para o RS, 13°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima pode chegar a 38°C, em municípios como Quevedos e Pinhal Grande, localizados na Região Central. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22°C e 35°C.
Situação da estiagem
Segundo o relatório atualizado da Defesa Civil do RS, 144 municípios gaúchos já estão com decreto de situação de emergência em razão a estiagem. Na terça-feira (24), não deve chover em nenhuma região do Estado, além disso, as altas temperaturas podem agravar ainda mais a situação.
Nesta segunda-feira (23), houve registro de chuva em algumas cidades gaúchas. O volume, porém, é baixo e não ameniza a situação. Em Caxias do Sul, na Serra, foram registrados 14mm; em São José do Herval, no Vale do Taquari, 37mm; Serafina Corrêa, no Norte, 19mm; São Leopoldo, no Vale dos Sinos, 10mm; Bom Jesus, na Serra, 5mm; Canoas, na Região Metropolitana, 1mm.
Municípios com as maiores temperaturas máximas nesta terça-feira:
Na quarta-feira (25), a chuva deve retornar em algumas regiões gaúchas. Porém, os acumulados também serão pouco expressivos. Em municípios como Itaqui, Quaraí e Uruguaiana, localizados na Fronteira Oeste, o volume de precipitação poderá chegar a 8mm. Já em Francisco de Assis e Santana do Livramento, ambos na Fronteira Oeste, são esperados apenas 6mm.
Fonte: GZH