Os gaúchos terão mais uma semana de calorão pela frente, com os termômetros passando dos 30°C na maioria das regiões nesses primeiros dias de fevereiro. No entanto, um fenômeno especial vai garantir frescor nas madrugadas e manhãs, informa a Climatempo. Chama-se perda radiativa e ocorre por causa do céu aberto, sem qualquer nebulosidade.
— Como as noites ficarão praticamente sem nuvens, aquele calorão do dia consegue se dissipar. Ou seja, não tem nebulosidade para reter o calor. Por isso, as madrugadas e manhãs terão temperaturas amenas — diz Stefanie Tozzo, da Climatempo.
Na serra gaúcha, existe chance de as mínimas despencarem bastante durante a madrugada e a manhã de segunda-feira (6), variando entre 6°C e 8°C.
Mas a ausência de nuvens também fará as temperaturas dispararem quando chega a tarde, principalmente na Fronteira Oeste. Na terça-feira (7), Uruguaiana deve marcar 38°C e, na quarta-feira (8), 40°C. Porto Alegre vai marcar 34°C na terça e 36°C na quarta. Santa Rosa, no Noroeste, marca 37°C na terça e 39°C na quarta.
A chuva está prevista para quarta-feira em todo o Rio Grande do Sul, quando os termômetros estiverem lá no alto. Mas serão pancadas isoladas, incapazes de baixa a temperatura. Na quinta-feira (9), há risco de temporal isolado no extremo sul do Estado, como Bagé, Pelotas e Litoral Sul.
— As outras áreas com continuam com pancadas moderadas. É uma chuva que ajuda a refrescar um pouco, mas sem grandes volumes — diz Stefanie.
O calorão deve aliviar um pouco depois da primeira quinzena de fevereiro. Haverá aumento da nebulosidade, o que impede os termômetros de se elevarem demais, mas ainda ficarão na casa dos 30°C. Sem notícias boas para a estiagem, já que a chuva ficará abaixo da média para o mês.
Na Região Noroeste o tempo será aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 35°C em Santa Rosa.
Fonte: GZH