Tempo instável e risco de temporal marcam esta sexta-feira (31) no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na cor laranja para tempestade, o qual sinaliza “perigo”. O aviso segue até as 10h. Segundo a Climatempo, regiões como Fronteira Oeste, Norte, Noroeste e Região Central serão as mais afetadas, com chuva forte e rajadas de vento de até 70 km/h.
Em outras áreas do Estado, como Serra, Região Metropolitana, Sul e Litoral, as precipitações ocorrem de forma mais pontual a partir da tarde, com chances menores de tempestade.
Os maiores acumulados estão previstos para Alegrete, na Fronteira Oeste, com 33 milímetros – o que representa 25% do volume de água previsto para março no local. Em Porto Alegre, o volume de chuva pode chegar a 16mm, o que significa 15% na média mensal.
A temperatura mínima está prevista para Pedras Altas, no Sul: 11°C. A máxima de 36°C deve ser marcada pelos termômetros de Vicente Dutra, no Norte. Na Capital, a oscilação térmica é de 20°C e 31°C.
A perspectiva é que o tempo fique firme em grande parte do Estado no sábado (1º). Há previsão de chuva isolada apenas no Norte e no Litoral Norte. Porém, rajadas de vento de até 70km/h poderão ser registrados na Região Metropolitana.
A mínima de 7°C ocorre em Caçapava do Sul, na Campanha, e em São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima de 31°C vai ser registrada em Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, a variação fica entre 15°C e 24°C.
Fonte: GZH