Após um domingo (16) marcado por instabilidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, a chuva deve seguir aparecendo em boa parte do Estado neste começo de semana. Segundo informações da Climatempo, a semana começa com chuva forte, em especial na serra e extremo norte do estado, depois essa instabilidade vai diminuindo na medida em que o ar seco se expande.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de tempestade que vale para até a manhã desta segunda-feira (17), abrangendo Serra, Norte, Litoral Norte e Região Metropolitana, que indica chuvas, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
De acordo com a Climatempo, uma nova frente fria se formará a partir da baixa pressão que estava na costa e deixará o tempo fechado e com chuva não só nas regiões já mencionadas, mas também no Sul do Estado. Nas demais regiões do Estado, a alta pressão deixará o tempo mais estável na Fronteira Oeste, Campanha e Região Central, mas ainda com previsão de garoa pela manhã.
A mínima prevista para o Estado nesta segunda será de 9°C, em Pedras Altas, na região Sul. A máxima no RS, conforme a Climatempo, será de 29°C, que deve ser registrada em Novo Tiradentes, no Norte. Na Capital, mínima de 18°C e máxima de 24°C.
Para terça-feira (18), a Climatempo indica previsão de chuva na Fronteira Oeste e em toda a faixa norte gaúcha. O tempo firme predomina nas demais regiões e as temperaturas começam a diminuir novamente. Em Bagé, por exemplo, os termômetros ficarão entre 9°C e 24°C. Na capital, entre 14°C e 25°C.
Já a quarta-feira (19) será de tempo instável e com bastante chuva em toda a faixa litorânea e na Região Metropolitana, devido à uma baixa pressão na costa, como atesta a Climatempo. Para as demais regiões, a previsão é de tempo firme e bastante variação de nuvens.
A Climatempo afirma que a primeira geada do ano no sul do Brasil poderá chegar com o Feriado de Tiradentes. Conforme a empresa meteorológica, a entrada de uma potente massa de ar polar no Sul do país ao final da semana coloca em atenção para temperaturas baixas e formação de geadas entre os dias 20 e 21 de abril. Há possibilidade de geada na Campanha já na quinta-feira (20).
Fonte: GZH