A quinta-feira (20) começou fria no Rio Grande do Sul. Os termômetros de cidades da Serra gaúcha registraram temperaturas próximas de zero e Porto Alegre bateu duplo recorde de frio: na quarta (19), houve a menor temperatura máxima (19ºC) e, nesta quinta, a menor mínima (11,2ºC) do ano.
De acordo com a Climatempo, baseada nas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vacaria, na Serra, foi onde fez mais frio na madrugada desta quinta, com 3,3ºC. A sensação térmica foi de -2,1ºC.
Outras cidades da Serra também começaram o dia em clima de inverno: São José dos Ausentes, com 4,3ºC; Cambará do Sul, com 5,3ºC (e sensação de -1ºC!); e Bento Gonçalves, com 6,5ºC. As condições climáticas criaram condições para a formação de geada, a primeira do ano.
Meteorologista da Climatempo explicam que a queda da temperatura ocorre devido ao avanço de uma forte massa de ar frio de origem polar sobre o Centro-Sul do Brasil.
“O ar polar intenso e o vento forte trouxeram sensação de muito frio para o Sul do Brasil fazendo com que as temperaturas diminuíssem cada vez mais no decorrer da noite de ontem [quarta-feira] e madrugada de hoje [quinta-feira]”, conta a meteorologista Carine Gama.
Em Porto Alegre, por exemplo, a presença do ar frio de origem polar, a grande quantidade de nuvens o dia todo e o vento moderado e constante impediram o aumento da temperatura em Porto Alegre. A menor temperatura do ano foi registrada às 3h (11,2ºC).
“A temperatura mínima de hoje deve cair mais ainda nas próximas horas, a menor do dia acontece entre 6h e 7h. Mas, por enquanto… já é recorde! Ventos calmos, com 24 km/h, sensação térmica em Porto Alegre de 8,2°C”, diz Carine.
Quinta-feira com previsão de chuva e céu nublado no Litoral. Já nas demais regiões, tempo firme e temperaturas bem baixas. A previsão é de geada em Bagé e nos pontos mais altos da Serra gaúcha. Dia com bastante variação de nuvens na Região Metropolitana de Porto Alegre.
No feriado de Tiradentes, o tempo vai ficar firme em todo o Rio Grande do Sul. Há possibilidade de geada na Serra e as temperaturas devem ser baixas em toda a região. Há previsão de neblina entre Bagé e Rio Grande.
No sábado (22), a nebulosidade aumenta, mas não há previsão de chuva e o tempo fica estável. As temperaturas começam a se elevar gradualmente e, durante a tarde, ficam amenas, mas a madrugada ainda será gelada, principalmente nos pontos mais altos do estado.
Domingo (23) ainda com tempo firme e bastante variação de nuvens no Rio Grande do Sul. As temperaturas se elevam e já pode começar a fazer mais calor na Fronteira Oeste, mas as noites e manhãs são geladas.