Cerca de 2,5 toneladas de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidas nesta quarta- feira (19) em dois estabelecimentos comerciais de Porto Vera Cruz.
A ação fez parte da operação do Programa Segurança Alimentar RS.
Conforme o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Segurança Alimentar, em um mercado havia carne sem procedência, produtos vencidos e com etiquetas cobrindo ou apagando as datas de validade.
No segundo estabelecimento, onde os agentes cumpriram mandado judicial, havia diversos produtos de origem estrangeira, em sua maioria bebidas dentro e fora da validade. Foram apreendidos ainda R$ 53 mil em dinheiro, além de cadernetas com anotações e armamento, como espingardas. Os produtos estrangeiros foram encaminhados para a Receita Federal de Santo Ângelo.
A fiscalização aconteceu a pedido do promotor de Justiça que atua em substituição em Santo Cristo, Janor Lerch Duarte; e contou com a presença dos servidores do Gaeco- – Segurança Alimentar, Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal de Porto Vera Cruz; Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).
Fonte: Jornal Noroeste